Sobre tratamento das fotos e entrega dos arquivos
Já faz um bom tempo que eu queria escrever esse post, mas fui adiando para conseguir postar trabalhos recentes.
Agora chegou a hora de explicar um pouco sobre como funciona o meu trabalho após o casamento ou qualquer outro job (uma sessão de fotos, por exemplo).
Tentarei ser o mais direto possível, pois a idéia aqui é falar com pessoas interessadas no meu trabalho (principalmente clientes, futuros clientes e parceiros). Mas espero que seja útil para outros leitores também!
Então vamos lá: o que eu faço com as fotos depois do trabalho?
Após o casamento ou sessão de fotos, eu descarrego os arquivos e faço backup. Depois disso, o próximo passo, algo super importante, é a edição das fotos. Edição aqui tem o significado de escolha.
Então, com todas as fotos do trabalho, eu vou selecionar as que entregarei para o cliente. Faço isso, pois acredito que casal nenhum quer receber 3.000 fotos do casamento, certo? Ninguém merece ver centenas de fotos repetidas e desnecessárias, que muitas vezes fazemos para garantir o registro de um momento.
No dia do trabalho, eu acredito que é melhor sobrar do que faltar, então eu não economizo cliques. Mas o que não deu certo, ou ficou repetitivo, não precisa ser apresentado ao cliente. Caso o contrário, apreciar as fotos e escolher as que entrarão para o álbum pode virar um pesadelo sem fim. Geralmente entrego cerca de 800 fotos de um casamento, o que já é muita coisa, mas é perigoso editar muito. Não quero tirar nada que o cliente possa gostar…
E depois da seleção?
Depois de editar as imagens, chega a hora de tratá-las, ou seja, corrigir as cores, o brilho, o contraste, o corte, entre outros detalhes que fazem toda a diferença.
Para quem não sabe, a foto quase nunca sai 100% pronta da câmera, ainda mais das profissionais. Quase sempre é possível adicionar mais contraste, melhorar a nitidez, corrigir excesso de granulação, etc.
Além disso, num casamento, encontramos os mais diversos tipos de luz, e por isso é bem comum errarmos alguma coisinha, já que os momentos são super rápidos e não podem ser repetidos.
Explico: normalmente o corredor da igreja é mais escuro do que o altar. As vezes a luz do cinegrafista interfere na iluminação do ambiente, assim como num evento durante o dia, uma nuvem pode passar tampando o sol, e por aí vai. O fato é que quase sempre nós não temos o total controle sobre a iluminação e sobre os momentos. Muitas vezes é necessário cortar a foto para reenquadrá-la tirando algum elemento intruso. Isso é normal.
A boa notícia é que grande parte desses pequenos erros podem ser corrigidos depois. E por isso eu trato todas as fotos que serão entregues ao cliente, uma a uma. É muito trabalhoso, mas vale a pena. Aliás, eu acho que isso é o certo.
Entregar somente material bruto é entregar trabalho incompleto.
O cliente me contrata para fazer a cobertura completa do casamento dele e não somente para entregar um álbum bonito. E cobertura completa, para mim, significa: entregar todas os arquivos em alta e baixa resolução, tratados, sem assinatura e sem marca d’água. As fotos são do cliente, para uso pessoal dele.
E quanto tempo eu levo para entregar as fotos de um casamento?
Cerca de 30 a 60 dias após o evento. Alguns demoram mais, outros menos, por conta do meu fluxo de trabalho. Mas para matar a ansiedade eu sempre faço uma galeria de imagens online ou um post no blog algumas semanas antes da entrega.
Bom, então resumindo o post que ficou gigante, eu deixo uma reflexão: você está contratando um álbum ou uma cobertura fotográfica + álbum? Pense bem, pois o casamento será um dos dias mais importantes da sua vida (ou talvez o mais importante). E isso merece um registro completo!
Por fim, eu acredito que selecionar e tratar/corrigir todas as fotos que o cliente receberá é uma obrigação do fotógrafo. Obviamente quando eu falo em tratamento, estou falando de uma correção básica, ainda que individual. Correções mais específicas (apagar um extintor de incêndio, por exemplo) ficam para imagens que serão impressas no álbum.
Fazendo uma analogia com um jantar, a galeria online ou post no blog seria a entrada, a entrega de todas as fotos tratadas, o prato principal e o álbum, a tão aguardada sobremesa.
Atenção noiva: quando o fotógrafo afirmar que entrega todas as fotos em alta resolução (isso ainda é um diferencial?!), pergunte: As fotos são editadas? Todas são tratadas individualmente? Vou receber fotos escuras, ou muito claras? Amareladas? Ou esverdeadas? etc?
Para ilustrar o post, separei alguns exemplos de imagens brutas e tratadas de trabalhos recentes. Existem situações ainda mais extremas, com cortes maiores e correções mais drásticas, mas não achei fácil aqui, pois felizmente são minoria!
Recent Comments
Oi tudo bem?
Gostei muito do post .. e tenho uma dúvida:
É comum o fotógrafo publicar no facebook fotos do evento, antes do álbum ter sido entregue ao cliente?
Obrigada!
Olá Marcella! Tudo bem? Depende do que foi acordado com o fotógrafo. Eu peço autorização para publicar as fotos nas redes sociais e internet já no contrato…as vezes o álbum demora um pouco, pois o cliente demora para escolher as fotos..
Boa tarde, gostei muito do post e gostaria de saber qual programa posso utilizar para tratar as fotos. Obrigada. Daniele
Olá! Desculpe pela demora de alguns anos…rsrs. Uso Adobe Photoshop Lightroom
Vini parabéns, eu que estou começando no ramo fotográfico só tenho que agradecer essas dicas valiosíssimas.
\o/ \o/
Olá estou sempre esclarecendo muitas de minhas dúvidas com sua ajuda, e penso como você, a fotografia é uma arte, um trabalho artístico que deve ser respeitado e como muitos artistas não são reconhecidos pelo seu trabalho, todavia moramos no Brasil.
Parabéns!!!!
Excelente artigo!
É lamentável a quantidade de fotógrafos que não entendem que estão prestando um serviço e colocam assinaturas ou logos nas fotos entregues aos clientes!
Nossa, adorei este post!
é obrigado a gente entregar as todas as fotos tratadas para a escolha ou não!?
Para mim é sim obrigatório entregar o material da melhor maneira possível.
Por isso, para mim é totalmente proibido entregar material bruto…vai da consciência de cada um. Penso que meus clientes merecem receber todas as fotos corrigidas.
abraços,
Vini
Vc precisa de uma assistente de fotografia ?? Eu te acompanharia só para poder aprender um pouco do seu gigante conhecimento … rs – De verdade !
BJ, Drifurquim
hehe, infelizmente não estou precisando, pois já tenho um assistente! Mas se eu precisar eu entro em contato sim!
Ah, se você quiser fazer um workshop vip comigo é só me escrever um e-mail…
bjo!!
Olá! Um prazer conhecer seu site!
Adorei a matéria e compartilho do mesmo pensamento!
Parabéns!
Oi Nayara! Obrigado pelo comentário! Fico feliz que você tenha gostado!!
abs
Vini
Show Vini…muito bom mesmo…..ótimo post
Valeu, Cleiton!! Acho importante explicarmos para todos o nosso método de trabalho…abração!!
Otimo post, Vini! Parabéns.
Abraço,
Flavia e Luca
Que bom que vocês gostaram!! Abraços!!
Vini, perfeito em suas explicações!
Parabéns pela iniciativa de postar estas preciosas informações.
Abraços,
Luiz Simões
Oi Luiz, tks pelo comentário!! Abração! Vini
Muito bom o post, Vini!!
Acho muito importante para nós, leigos, termos essas informações.
E mostra uma seriedade com seu trabalho, vc dividi-las conosco!
Parabéns!
Oi Raquel e Idalvo!
Legal ver vocês por aqui. Eu acho importantíssimo jogar limpo com todos! Sempre que eu puder, postarei explicando detalhes sobre o meu trabalho.
abraços,
Vini
Leave a comment