Vencedor | O melhor álbum de casamento do Brasil 2017 | Wedding Best
Senta aí que vem textão.
Com uma mistura de orgulho, felicidade e certeza de estar no caminho certo, eu posso afirmar com todas as letras: SOU O AUTOR DO MELHOR ÁLBUM DE CASAMENTO DO BRASIL EM 2017.
Fraco né?! hahaha \o/
Nós vencemos o 6º Wedding Best – O Álbum. Sim, nós. Porque sem o Iury Carvalho, meu parceiro de viagem e de câmera no casamento campeão, e sem a Pixu Novaes, esposa e parceira de todas as horas – responsável pelos palpites essenciais para o meu trabalho/álbum, eu não teria chegado nesse resultado.
O Wedding Best – O Álbum é um concurso anual realizado pela editora Fhox e encadernadora Fotolab Álbuns durante a Feira Fotografar. É um concurso de inscrição gratuita e ilimitada, diferente de todos os outros concursos de fotografia de casamento que eu conheço (conheço e já participei de muitos, viu?). Ou seja, todo mundo pode se inscrever com quantos álbuns quiser, de graça.
O mais legal de tudo, é que este é o único concurso que avalia um álbum completo e não fotos avulsas. Ou seja, não há espaço para sorte ou acaso. Arrisco a dizer que o Wedding Best avalia a CONSISTÊNCIA de um trabalho: as fotos, o layout e a capacidade de contar a história do casamento são julgados. Foda né?!
Em 2014, no primeiro ano em que me inscrevi, tive um dos 10 melhores álbuns do concurso. Bati na trave. Veja os detalhes clicando aqui.
Em 2015, o meu álbum inscrito ficou no top 30, o que dá direito a uma única foto exposta junto aos 12 álbuns finalistas na Feira Fotografar.
Em 2016, cheguei na final novamente, dessa vez entre os 12 melhores álbuns (desde 2015 são 12 finalistas). Veja os detalhes clicando aqui.
E agora, finalmente, levei o prêmio!
Só o fato de estar novamente na elite da fotografia de casamento, com um dos 12 melhores álbuns do Brasil, concorrendo ao lado de fotógrafos que tanto admiro já era motivo de muito orgulho e sensação de continuar no caminho certo. Sem contar a lista dos top 30, recheada de nomes fortíssimos no mercado, muitos com trabalhos que podem ser citados como referência.
Segundo o Tchô Moioli, da Fotolab, um dos idealizadores do concurso:
“Foram novamente mais de 300 álbuns inscritos e o padrão de qualidade superou todas as outras edições.
Contarei um pouco sobre o processo seletivo. Neste ano, fizemos uma pré-seleção e imprimimos 112 cadernos de prova, sempre sem saber os autores. O conselho consultivo do Congresso da Fotografar selecionou os 35 melhores e enfim o júri técnico escolheu os 9 melhores, deixando os outros 3 para o júri de noivos, que aconteceu ontem bem tarde da noite.
O júri técnico foi formado por especialistas ligados de alguma maneira à fotografia, mas poucos ligados à fotografia de casamento.
Eu tenho que confessar que fico encantado com muito mais álbuns. Tenho vontade de encadernar pelo menos uns 30, e por isso sofro com os cortes. Álbuns espetaculares ficaram de fora.”
Os palestrantes internacionais do Congresso Fotografar elegeram o meu álbum como campeão nessa segunda-feira à noite, véspera do primeiro dia do evento. O resultado foi mantido em sigilo até ontem a noite, quando foi divulgado durante o coquetel do evento. Eu tive a oportunidade de ver os outros 11 álbuns. Todos incríveis. Como eu sou muito crítico com o meu próprio trabalho, eu juro que pensei que não teria chances. Eu já estava super feliz em ter um dos 12 melhores. Quando anunciaram o meu nome fiquei atordoado. Falei algumas palavras no microfone, mas confesso que não tenho ideia do que eu disse. Surreal. Olha e notícia e foto oficial nesse link.
Depois da Feira Fotografar, o meu álbum viajará para outros eventos de fotografia pelo país. E em outubro, terei o prazer de expô-lo, pessoalmente na Photoplus Expo 2017, em NY. Esse é um dos prêmios “materiais” que ganhei. :)
Ah, um detalhe: o casamento do álbum campeão é um casamento gay. Eu já tinha decidido não entrar nessa questão, mas prevendo possíveis futuros comentários invejosos e/ou homofóbicos, definitivamente esse não foi o motivo da vitória. Foi o conjunto da obra mesmo. Para se ter uma ideia, dos 12 finalistas, 03 eram álbuns de casamentos gay. E segundo os idealizadores do concurso, outros tantos fotógrafos se inscreveram com casamentos gay e nem na final chegaram. Os álbuns que ficaram em segundo e terceiro lugar são casamentos de casais héteros. Em 2015 o meu amigo Rafael Karelisky ganhou esse mesmo concurso com um álbum de um casamento gay. Ou seja, felizmente casamento gay não é novidade ou tabu para o concurso, participantes e tudo que envolve o evento (e não deveria ser para ninguém, né?!). Teve gente que comentou que seria difícil outro casamento gay vencer. Venci. Vencemos. :)
Por fim, eu preciso agradecer ao Emerson e ao Brendon, casal protagonista desse álbum lindão. Muito obrigado pelo carinho, oportunidade e confiança. (e pela loucura em me contratar sem nunca terem falado comigo).
Veja o layout completo do álbum campeão no video abaixo. Assista em HD e em alto e bom som, por favor:
Para quem tem curiosidade em saber um pouco mais sobre o casamento e o casal, colo abaixo o texto que está na plaquinha que acompanha o álbum lá na exposição Wedding Best – O Álbum:
Paraty – RJ, em 14/01/2017.
Eu só conheci os noivos no dia do casamento. Como eles moram fora do Brasil, todo o contato comigo foi feito pela empresa contratada por eles para a organização do evento.
O Emerson é brasileiro e o Brendon, australiano. Eles decidiram se casar em Paraty, pois além de adorarem a cidade, essa seria uma boa oportunidade para reunir os melhores amigos e familiares por alguns dias, já que todos moram longe uns dos outros. O casamento teve cerca de 60 convidados, incluindo alguns amigos e parentes vindos da Austrália, EUA e outros países.
A cerimônia e festa foram em uma praia particular, dentro de um pequeno condomínio fechado, já próximo à Angra dos Reis. Todos os convidados estavam hospedados nas quatro casas do condomínio.
A ideia inicial era realizar a cerimônia na areia da praia, porém, como a maré estava bem alta naquele dia, na última hora eles decidiram se casar num pequeno cais. Isso me deixou bastante preocupado, pois o local é muito pequeno e as chances de acontecer algo errado comingo eram enormes. Como estávamos em dois fotógrafos, combinei com o Iury, meu segundo fotógrafo, que só eu ficaria no cais, pois não havia espaço para nós dois. O Iury ficou de longe, fotografando da praia com uma 85mm.
Os noivos chegaram na cerimônia pelo mar, vindos num pequeno barco que pegaram numa praia próxima. Eu os acompanhei nesse barco, junto com as 3 filhas do casal.
A cerimônia foi celebrada por um amigo deles, com um texto bilíngüe, para que todos entendessem. Eles tiveram apenas dois padrinhos, um de cada lado. Ambos fizeram um pequeno discurso contando um pouco da história do casal. Logo após o “sim” e o beijo, os noivos pularam no mar, para surpresa dos convidados.
A recepção foi pé na areia, com direito a uma apresentação surpresa de uma escola de samba local e uma balada comandada por um DJ amigo do casal.
Eu cheguei no casamento sem nenhuma expectativa ou ideia do que fosse acontecer, pois eu nunca tinha falado com os noivos ou com qualquer outra pessoa da família. Eu não conhecia o local, eu não sabia de nada. Na correria, os noivos não responderam o meu checklist que enviei algumas semanas antes para saber mais detalhes. E no fim, posso afirmar que foi um dos casamentos mais legais que eu fotografei nos últimos tempos. :)
#lovewins
Recent Comments
Que foto linda!
Estão de parabéns! =D
Lindo, amei seu trabalho, são esses tipos de composição que me inspiro pra oferecer o melhor pros meus clientes também e não tenho vergonha em dizer que aprendo a cada dia mais um pouco com belíssimos trabalhos iguais a este. Parabéns!!!
Vini, simplesmente incrível esse álbum!
A história é demais ….. E o mais maravilhoso é que mesmo sem conexão previa nenhuma, você conseguiu captar toda emoção e leveza desse dia lindo e desse casamento que encanta pela adorável simplicidade e alegria contagiante do casal !!! Estou muuuittoooo feliz por você ! Mto mesmo ! Que vc seja sempre reconhecido. Você merece ! Um beijo, Neni.
Super obrigado, Neni! :) Foi bem isso que você falou. Cheguei lá sem nenhuma conexão e saí de lá com um registro verdadeiro de uma história linda. Um beijo! \o/
Leave a comment